Em destaque

Meu primeiro post no blog

Química Orgânica

Olá, hoje vamos conhecer sobre a Química Orgânica, bem como sua definição e principais características.

 “Química Orgânica é o ramo da Química que estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico de sua constituição. A origem da Química Orgânica data do final do século XVIII, quando os químicos começaram a se dedicar ao estudo das substâncias presentes nos seres vivos”.

Por Me. Diogo Lopes Dias ( Brasil escola)
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm

Funções orgânicas

a) Hidrocarbonetos

São as substâncias orgânicas que apresentam apenas os elementos carbono e hidrogênio em sua composição, como:

b) Compostos orgânicos oxigenados

São as substâncias orgânicas que apresentam o elemento oxigênio em sua composição, como:

c) Compostos orgânicos nitrogenados

São as substâncias orgânicas que apresentam o elemento nitrogênio em sua composição, como:

d) Compostos orgânicos sulfurados

São as substâncias orgânicas que apresentam o elemento enxofre em sua composição, como:

e) Compostos organoclorados

São as substâncias orgânicas que apresentam um ou mais halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo) em sua composição, como:

Isomeria

A isomeria é um fenômeno estudado pela Química Orgânica em que duas ou mais substâncias químicas diferentes apresentam a mesma fórmula molecular, mas fórmulas estruturais e comportamentos físicos e químicos diferentes.

Os tipos de isomeria existentes são:

a) Isomeria plana

Isomeria que envolve o estudo das propriedades dos compostos orgânicos mediante a análise de suas fórmulas estruturais planas. Entre seus tipos principais, temos:

b) Isomeria geométrica

É um tipo de estereoisomeria que estuda a posição (em planos diferentes) dos ligantes em uma estrutura orgânica. Os tipos de isomeria geométrica são:

c) Isomeria óptica

É um tipo de estereoisomeria que estuda o comportamento de uma molécula orgânica quando ela é submetida a um feixe de luz polarizada. Assuntos importantes que envolvem esse tipo de isomeria são:

Reações orgânicas

Reações orgânicas são fenômenos químicos nos quais uma ou mais substâncias orgânicas podem ser originadas a partir da utilização de uma ou mais substâncias orgânicas como reagentes.

Vários são os tipos de reações orgânicas, a saber:

Polímeros

Polímeros são macromoléculas formadas a partir da união de diversas moléculas menores e podem ter origem natural ou sintética. Entre os polímeros naturais, temos como destaque os carboidratos e as proteínas. Já com relação aos sintéticos, temos como destaque os polímeros de adição e os de condensação.

Além desses assuntos, vários outros aspectos sobre os polímeros são fundamentais, como:

Por Me. Diogo Lopes Dias . Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm

Este é meu primeiro post no meu novo blog. Este é só o começo do blog, então fique de olho. Assine abaixo para receber notificações das minhas postagens novas.

Alcenos

Também chamados de hidrocarbonetos etilênicos ou olefinas, os alcenos são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e possuem fórmula geral Cn2n, cujo primeiro membro é o eteno (C2H4).
Alcenos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica acíclica (alifática), insaturados com uma única dupla ligação e homogêneo.

H2C = CH2      – eteno ou etileno

Os alcenos se apresentam na natureza da seguinte forma: os de cadeia normal de dois a quatro carbonos são gases, de cinco a dezesseis carbonos são líquidos e de dezessete carbonos em diante são sólidos, na temperatura ambiente.
Ao contrário dos alcanos, os alcenos são muito raros na natureza. Os gasosos constituem pequena quantidade dos gases naturais e do petróleo, como é o caso do eteno que é extraído do cracking de petróleo. Muitos alcenos então, são preparados em laboratório.

O mais simples dos alcenos é o eteno (ou etileno), este se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Quando em reação com cloro ou bromo, esse gás tem a propriedade de formar líquidos oleosos, por isso recebeu o nome de gás oléfiant (gás gerador de óleo). Daí a denominação olefinas, que é empregada para todos os alcenos.

Mas para que servem os alcenos?

Você já se perguntou de que são feito os plásticos, tão usados em nosso dia-a-dia? Borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e até mesmo explosivos são obtidos através de alcenos.
O eteno costuma ser utilizado como anestésico em intervenções cirúrgicas e no amadurecimento forçado de frutas verdes (estas tomam a cor natural das frutas maduras quando em contato com o gás) e ainda na preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Utensílios domésticos de plástico provêm do eteno

Utensílios domésticos de plástico provêm do eteno

Referencias: SOUZA, Líria Alves de. “Alcenos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcenos.htm. Acesso em 13 de dezembro de 2019.

Alcanos

Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).

A estrutura física dos alcanos é de cadeia carbônica acíclica (alifática), saturada e homogênea, ou seja, cadeia aberta que apresentam simples ligações entre átomos de carbono. 

Metano

Como os alcanos se apresentam?

Os alcanos, conforme o número de átomos de carbono, podem apresentar-se em condições ambientes, nas fases sólida, líquida ou gasosa. Assim, os alcanos de cadeia normal de um a quatro carbonos são gases, de cinco a dezessete carbonos são líquidos e de dezoito carbonos em diante são sólidos. Os alcanos puros são incolores, os gasosos e os sólidos são inodoros e os líquidos têm cheiro característico (gasolina, por exemplo).

Onde podemos encontrar os alcanos?

Os alcanos estão na natureza, de onde podemos extraí-los e purificá-los. Existem principalmente no petróleo, no gás natural, no xisto betuminoso (camada de rocha sedimentar) e na cera mineral.

Os alcanos são todos apolares. Desse modo, são insolúves em solventes fortemente polarizados, como a água, porém são solúveis em solventes apolares, como o benzeno, e em solvetes fracamente polarizados, como o àlcool.

Os compostos de cadeia aberta como o alcano foram denominados alifáticos (do grego aleifatos = gordura) no sentido de lembrar a sua natureza gordurosa.

Os alcanos são também chamados parafinas, devido ao fato de serem pouco reativos, ou seja, por apresentarem pouca afinidade com outros compostos (parum affinis = pouco afim). Assim sendo podemos dizer que são bastante estáveis, por isso só reagem com reagentes energéticos em condições energéticas.

Mas para que servem os alcanos? Eles são utilizados, dentre outras coisas, como matéria-prima para a preparação de muitos compostos na indústria petroquímica e também como combustível.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Referencias: SOUZA, Líria Alves de. “Alcanos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcanos.htm. Acesso em 13 de dezembro de 2019.

Hidrocarbonetos

Hidrocarbonetos são compostos que apresentam em sua composição átomos de Carbono e Hidrogênio. Vejamos as características dos principais Hidrocarbonetos:

– Alcanos: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas.
Fórmula geral: CnH2n+2
Butano: C4H10

– Alcenos: ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação.
Fórmula geral: CnH2n

Eteno: C2H4

 Alcinos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação.
Fórmula geral: CnH2n-2
Etino: C2H2, também conhecido como Acetileno.

– Alcadienos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por duas ligações duplas.
Fórmula geral: CnH2n-2
1,3-Butadieno: C4H6 


Hidrocarbonetos Cíclicos

– Cicloalcanos: apresentam cadeia fechada com apenas simples ligações.

Ciclohexano: C6H12

– Cicloalcenos: são hidrocarbonetos cíclicos insaturados por uma dupla ligação.

Ciclobuteno: C4H6

– Aromáticos: ou Arenos, são hidrocarbonetos em cuja estrutura existe pelo menos um anel benzênico (aromático).

Anel Benzeno: C6H6

Por Líria Alves
Graduada em Química

A parafina é composta por alcanos
A parafina é composta por alcanos

Referencias: SOUZA, Líria Alves de. “Hidrocarbonetos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/hidrocarbonetos.htm. Acesso em 13 de dezembro de 2019.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora